Portfólio do Mês
Portfólio: Julho de 2015
Paulo Barros
A fotografia de Paulo Roberto Barros, de 42 anos, é o destaque do Portfólio do Mês de julho. Com um olhar curioso, o associado do Foto Clube Pouso Alegre partilha as experiências que tem feito por trás das câmeras ao longo de quase 30 anos. “Tenho na fotografia um meio de buscar momentos de relaxamento. Para mim, a Foto e minha Moto são terapias”, conta.
Capitão da Polícia Militar, Paulo é mais um apaixonado por fotografia que integra o FCPA. Ele venceu o último desafio proposto pela associação no Flickr e ficou na dúvida se teria imagens para partilhar no portfólio. É claro que, pelo resultado, a dúvida só é sinal de que conversamos com um fotógrafo exigente.
FCPA: Como você começou a fotografar?
Paulo: Talvez com 14 ou 15 anos, ganhei uma máquina fotográfica, muito simples, uma instamatic, popularmente conhecida como “XERETA” , que usava um flash em cubo para quatro fotos. Vez ou outra comprava um filme de 24 poses que, às vezes, demorava meses para revelar. Depois, aos 18 anos, comprei uma KODAK S500, que, para a época, era uma excelente aquisição. Com ela registrei alguns bons momentos da minha passagem pelo Exercito e o início da minha carreira na Polícia Militar. Tenho na fotografia, um meio de buscar momentos de relaxamento. Para mim, a Foto e minha Moto são terapias.
FCPA: O que prefere fotografar?
Paulo: Gosto de fotografar coisas e paisagens. Tenho um pouco de dificuldade em fazer fotos de pessoas.
FCPA: O que mais o atrai na fotografia?
Paulo: O que me atrai na fotografia é, às vezes, identificar detalhes que acabaram passando despercebidos quando presenciados pessoalmente. Assim, gosto de fotografias que registram além do óbvio. Admiro fotógrafos que registram aquilo que quase ninguém vê.
FCPA: E o trabalho de algum fotógrafo lhe inspira?
Paulo: Ainda não identifiquei um fotógrafo para dizer que me inspiro neste ou naquele. O que procuro sempre é apreciar boas fotografias e aplicar aquilo que acho interessante nesta ou naquela imagem.
FCPA: Com qual tipo de câmera você costuma fotografar?
Paulo: Tenho uma Sony Hx1 e uma NIKON D5100. A primeira foi comprada em 2011 para adaptação com a utilização de equipamento em modo Manual. A outra foi comprada por acaso, durante uma viagem. Geralmente ando com as duas.
FCPA: Você tem preferência por algum tipo de lente?
Paulo: Na verdade, utilizo a lente do kit (18-55mm) e agora comprei uma 55 -300, para fotografar a distâncias maiores.
FCPA: Que desafio o material publicado no Portfólio do Mês do Foto Clube trouxe para você durante a execução?
Paulo: Fiquei surpreso quando fui comunicado, apreensivo e, ao mesmo tempo, muito satisfeito pela oportunidade. A pergunta chave era: Será que tenho material para esta demanda?
FCPA: E tinha?
Paulo: As fotos selecionadas são de diversas situações e datas diferentes. Não foram feitas especificamente para a publicação. Quatro delas de lugares em Pouso Alegre durante a noite. Depois de um café fotográfico com o tema fotometria, me atrevi a testar o equipamento à noite, utilizando das técnicas de controle da luz para fazer as fotos. A foto da estação Coronel Fulgêncio, no município de Passa Quatro (MG), foi uma foto feita para participar de um concurso interno da PM, e, muito mais que a imagem, a foto tem uma representação histórica na instituição que trabalho. Para mim, uma grata satisfação a classificação dessa foto no concurso. Duas fotos de splash, feitas para um exercício proposto pelo FCPA. Novamente uma oportunidade em trabalhar as técnicas de controle de velocidade, abertura, ISO. As outras três foram feitas durante viagens de férias e com o propósito de se eternizar alguns lugares visitados – duas fotos de São Lourenço (MG) e uma no Estado de Alagoas.