Portfólio do Mês
Portfólio: Junho de 2015
Joélio Gonçalves dos Santos
“Estou correndo atrás do tempo perdido”, é assim que o associado Joélio Gonçalves dos Santos, de 53 anos, define a sua atual fase na fotografia. Gerente administrativo e financeiro, ele mostra toda a sua sensibilidade na hora do clique. Retratos são parte importante de sua arte, que você pode conferir na edição de junho do Portfólio do Mês.
Na entrevista a seguir, ele conta como começou a fotografar e os desafios que está disposto a enfrentar. “Pretendo crescer como fotógrafo. Por que demorei tanto para aprimorar meu conhecimento? O tempo passa rápido demais!”, reflete.
FCPA: Como foi feita a escolha das fotos para o Portfólio do Mês?
Joélio: Para o portfólio, eu separei as fotos de retrato e bokeh*. Não sei se são boas fotos. Mas gostaria de ouvir a opinião dos amigos. Assim entendo ser uma maneira de adquirir conhecimento também.
*Bokeh é um termo originário do japonês e usado na fotografia em referência a áreas no fundo da imagem que estão fora de foco ou distorcidas.
FCPA: Retratos são o seu estilo preferido?
Joélio: Sim, um estilo do qual gosto é o de retratos, porém estou na “pré-escola” do conhecimento a respeito de tudo sobre fotografia. Mas acho magnífico poder registrar as emoções em uma única foto.
FCPA: E algum fotógrafo o inspira?
Joélio: Ainda não tenho um mestre para seguir. Como falei, estou me aprofundando. Estou no início de tudo relacionado ao conhecimento fotográfico.
FCPA: Que equipamento você usa?
Joélio: Estou usando uma D7100, mas uso meu celular IPhone também.
FCPA: Alguma lente preferida?
Joélio: As lentes que mais uso são a 18-200 e a 50mm, ambas da Nikon.
FCPA: Você sempre fotografou, Joélio?
Joélio: Sempre gostei de fotografia, porém somente agora resolvi investir em conhecimento mais aprofundados. Minha primeira máquina eu comprei aos 15 anos de idade. Era uma Kodak Tekinha. Na verdade, era mais um brinquedo do que máquina fotográfica. Queimei todo o meu primeiro filme por excesso de luz. Depois desta experiência frustrante, resolvi comprar algo melhor. Comprei uma Yashica ME1. Aí sim!!! Tirei muitas fotos.
FCPA: Por que você fotografa?
Joélio: As imagens fotográficas sempre me agradaram. Não sei explicar o porquê. Eu simplesmente gosto de ver as imagens congeladas naquele momento do “click”.