Portfólio do Mês
Portfólio: Novembro de 2014
Christopher Prado
As paisagens são a paixão do associado Christopher Joseph do Prado, de 26 anos. Formado em técnico de enfermagem e auxiliar de oficina, ele concilia a rotina com o gosto pela fotografia. Uma parte desse talento pôde ser conferida na primeira edição do projeto Portfólio do Mês.
“A ideia para fotografar surge no momento em que você vê algo interessante para fotografar e já pensa em apertar o botão, mas grande parte da minha inspiração vem de fotógrafos que acompanho pelas redes sociais e amigos do Foto Clube, que me ajudam a aprender e a ter novas ideias”
FCPA: Fotografar paisagens é realmente sua atividade preferida?
Christopher: Adoro fotografar paisagens. Gosto muito também de lugares abandonados. Acho muito legal poder mostrar a beleza da natureza e lugares por onde passo e estou com minha câmera. Seja dentro da cidade ou fora dela sempre tem um lugar bonito que geralmente passa despercebido pelas pessoas.
FCPA: E o que mais o atrai na fotografia?
Christopher: O que mais me atrai na fotografia é a sua forma de linguagem tão simples. Não é preciso saber falar ou ler para entendê-la. A fotografia é universal. Ela pode ter vários significados e ser interpretada de formas diferentes, mas a sua essência nunca muda. Existem vários estilos de fotografia que me agradam, mas a documental eu acho incrível pelo fato de uma única imagem poder contar uma história de décadas atrás.
FCPA: Há algum fotógrafo cujo trabalho o inspira?
Christopher: Sim. Sem dúvida alguma, o trabalho do Sebastião Salgado é magnífico.
FCPA: Qual equipamento você usa para fazer suas imagens?
Christopher: Eu costumo fotografar com uma DSLR de “entrada”, uma Canon T3. Ela é uma câmera relativamente simples perto das outras, mas acho muito boa. O maior motivo para a escolha deste modelo foi que, depois de muita pesquisa, vi que ela granulava menos que sua concorrente equivalente da Nikon em ISO alto, talvez por ela ter menos megapixels.
FCPA: Você tem preferência por algum tipo de lente?
Christopher: Sim, eu tenho preferência por uma lente grande angular. Ela nos permite captar uma imagem maior e, para paisagens, isso é essencial.
FCPA: E como foi escolher o material para o Portfólio do Mês do Foto Clube?
Christopher: Escolher as fotos para o portfólio foi um desafio. Por ter começado há pouco tempo com essa brincadeira de fotografia, eu não tenho muitas fotos no meu acervo e, geralmente, as menos boas são em maior quantidade, e também porque, por fotografar mais lugares e paisagens, tive receio de parecer repetitivo.