5ª Semana de Fotografia
de 25 a 29 de julho de 2016Esta semana apresentou diversas atividades para o exercício da leitura fotográfica e, consequentemente, a formação do público para a fotografia.
Ao longo da história, diversas pessoas foram agregando conceitos e processos que deram origem a fotografia como a conhecemos. A fotografia deu ao homem uma visão real de mundo, tornando – se assim, um instrumento de captura e registro da realidade.
Partimos do princípio que fotografar é uma arte e que a evolução tecnológica e o facilitou enormemente o acesso a esta tecnologia que hoje está presente até mesmo na maioria dos aparelhos de telefonia celular.
Contundo, cabe neste contexto uma profunda reflexão sobre seu uso e possibilidades, seja como exercício criativo, seja como registro histórico.
Hygino Puccini
A fotografia, como arte voltada ao registro histórico, ao desenvolvimento artístico e cultural, nada seria sem a existência de pessoas capazes de fomentá-la e fazer com que ela atinja sua devida dimensão. Nesse aspecto, a história da fotografia em Pouso Alegre e região se confunde com a de Hygino Puccini. De origem italiana, nascido na cidade de Luca, veio para o Brasil ainda um menino, e alguns anos mais tarde iniciou um trabalho que ainda hoje é orgulhosamente realizado pelos seus descendentes. Em seu tempo, a fotografia era um trabalho artesanal, em nada parecido com o frenesi tecnológico da fotografia contemporânea. Cada foto tinha a importância de um evento, criava expectativa, registrava momentos e realizações. O ato exigia cuidado, preparação, e o resultado era único, precioso. Os associados do Foto Clube Pouso Alegre hoje tentam resgatar essas características em que a fotografia se torna um resultado maior, muito mais que uma mera sucessão de cliques. Por este motivo, O Foto Clube Pouso Alegre decidiu nomear a Semana de Fotografia em sua homenagem, para que os jovens praticantes possam mirar-se em seu exemplo e adquirir um pouco de sua paixão pela fotografia, e possam realizá-la não só como um meio de vida, mas celebrá-la como arte, assim como fez Hygino Puccini.
Palestras
Conversa sobre Fotografia
Palestrante: Ricardo Puccini
Fotógrafo e empresário de Pouso Alegre, detentor de imensurável conteúdo técnico e artístico em seu trabalho fotográfico, além do conhecimento histórico que carrega por ter acompanhado de perto a evolução desta atividade em nossa cidade.
Mercado de fotografia e vídeo: como gerenciar sua carreira
Palestrante: Armando Vernaglia Junior
Com quase vinte anos de experiência como fotógrafo publicitário, Armando Vernaglia tem dedicado os últimos cinco anos à direção de fotografia em documentários, curtas metragens autorais e vídeos institucionais de diversas empresas. Suas experiências no mundo da música, fotografia e vídeo permitiram que ele dominasse as questões técnicas relacionadas tanto à câmera DSLR como ao universo audiovisual. Publicitário formado pela Cásper Líbero, possui cursos de especialização em cinema, edição de vídeo e fotografia pela Academia Internacional de Cinema. É professor e palestrante com mais de 15 anos de experiência nos temas fotografia, cinema, vídeo e arte em diversas escolas e faculdades, como Riguardare, IIF, Senac, Anhembi-Morumbi e Cásper Líbero.
Newborn
Palestrante: Bárbara Salomão
Fotógrafa de Poços de Caldas, cuja qualidade do trabalho tem sido reconhecido, sobretudo por seu estudo e sua especialização na fotografia de bebês recém nascidos e crianças.
Processos criativos e residências artísticas
Além de falar sobre os programas de residências internacionais, em especial o “Entre Margens”, do qual participou em março de 2013 (na região do Douro, em Portugal), e dos programas que o GLOC passa a oferecer na cidade de Águas da Prata (SP), a partir de janeiro de 2015, Gil transmitirá suas impressões sobre o Seminário Funarte de Residência Artística, que acaba de ser realizado no Rio de Janeiro.
Palestrante: Gil Sibin
Iniciou sua carreira de fotógrafo na década de 80. Selecionado para a exposição Tradição e Ruptura – Bienal de São Paulo de 1984 e para a Mostra Internacional Nikon 84/85, em Tóquio, nos anos seguintes dedicou-se à pesquisa técnica, conceitual e estética, tendo retomado seu trabalho autoral a partir de 2008, quando suas viagens por países dos cinco continentes deram origem a várias séries fotográficas, dentre as quais Morte e Ressurreição e Made in China, objeto de mostras em diversos museus e centros culturais do Brasil, e Aeroportos, exposta no Brasil e Inglaterra. Algumas de suas obras integram acervos públicos do Museu do Douro, em Portugal, Universidade de São Paulo e do Museu de Arte Contemporânea da Bahia, bem como coleções privadas. Especialista em Artes Visuais e Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (SP, Brasil), divide seu interesse atualmente entre a produção autoral e o projeto do GLOC, um centro cultural voltado ao pensamento, discussão, criação, produção e comercialização das artes visuais, em especial fotografia, cinema e videoarte.
Seguiu-se a exibição do do videoarte “Entre Margens”, de Eduardo Menezes e Gil Sibin.
Exposição
Pouso Alegre em Preto & Branco
Registrar a cidade é provar que tudo existe, além de um olhar comum. Por certo, a fotografia reafirma a realidade. Mas não só isso, provamos com ela a nossa existência.
Ao registrar a cidade em preto em branco, entramos no campo sensível da memória. Henri Bergson afirmava que “a memória permite a relação do corpo presente com o passado e, ao mesmo tempo, interfere no processo atual das representações. (…)”… Dessa forma estamos criando memórias, estamos fazendo história.
Fotógrafos: Associados do Foto Clube Pouso Alegre.
Local: Galeria Artigas
Avenida Doutor Lisboa, 201, Centro –, Pouso Alegre – MG
Data: 02/11/2014 a 22/11/2014
Oficina
Conversa sobre Fotografia
O que levar para o curso:
Levar um ensaio fotográfico ou um grupo de fotografias sobre um tema (não mais que 30 fotos) ou uma ideia de ensaio ou qualquer inicio de trabalho fotográfico já iniciado, em dimensões a partir de 10×15 cm.
Facilitador: Gil Sibin
Gil Sibin mergulha, desde o final dos anos 70, no mundo oceânico das imagens e dos sentidos que as representam. Artista Visual, curador, agitador cultural, gestor e especialista em Artes Visuais, Multimeios e Educação pela Unicamp – Universidade de Campinas (SP – Brasil), desde sempre é um apaixonado pela riqueza e complexidade da fotografia. A partir do estudo das artes fotográficas, dedicou-se à produção e a prática da ampliação e revelação. Seu interesse atual está relacionado à exploração de novas potencialidades narrativas que ultrapassem os registros fotográficos convencionais, a partir da poética da desconstrução de uma imagem e sua resignificação numa outra, com signos e interesses alterados.
A dedicação à pesquisa técnica, conceitual e estética levou-o ao desenvolvimento de um trabalho autoral consistente, objeto de mais de 25 exposições indivuduais e coletivas em diversos museus, galerias e centros culturais do Brasil, Inglaterra e Portugal. Algumas de suas obras integram acervos públicos da Universidade de São Paulo, do Museu de Arte Contemporânea da Bahia (Brasil), do Museu do Douro (Portugal), bem como coleções privadas, além de dois livros catálogos de mostras coletivas publicados. Há dois anos faz acompanhamento curatorial com Eder Chiodetto, curador do MAM – Museu de Arte São Paulo e do Instituto Itaú Cultural.
Como agitador cultural, foi um dos fundadores da AMITE – Associação dos Amigos do Theatro Municipal de São João da Boa Vista (SP), entidade que administra o teatro, na qual foi presidente numa das gestões e vice presidente em outras três.
Da extensa experiência como gestor empresarial traz consigo a competência em administrar, liderar, planejar, desenvolver pessoas e identificar oportunidades. Visionário, idealizador do projeto e diretor geral do GLOC vem, desde 2009, colocando tijolos sob o seu sonho de viabilizar e disseminar as artes visuais, em especial a fotografia, tendo como princípios a produção artística, a educação e a responsabilidade social. Fez a curadoria e organizou mais de 15 exposições e ministrou mais de 20 workshops no GLOC.
Foi o idealizador, diretor artístico, produtor e um dos curadores do I FESTimagem – Festival Internacional da Imagem, em Águas da Prata (SP – Brasil), realizado pelo GLOC. Sibin é facilitador do Grupo de Estudos e Criação em Fotografia no GLOC Educação, em Águas da Prata (SP – Brasil) desde 25 de julho de 2013.
Análise de Portfólio
Leitura de Portfólio
Para essa leitura é pedido que o interessado traga de 15 a 25 fotografias agrupadas por um tema, pesquisa técnica ou concepção estética (retratos, paisagem, etc). As fotos deverão ser produzidas em processo fotográfico em tamanhos que podem variar de 13×18 a 20x30cm. Não se faz qualquer restrição a tratamento da imagem, cor ou preto e branco. No entanto, não serão discutidas imagens que não estiverem impressas em papel.
Leitor: Gil Sibin
Gil Sibin mergulha, desde o final dos anos 70, no mundo oceânico das imagens e dos sentidos que as representam. Artista Visual, curador, agitador cultural, gestor e especialista em Artes Visuais, Multimeios e Educação pela Unicamp – Universidade de Campinas (SP – Brasil), desde sempre é um apaixonado pela riqueza e complexidade da fotografia. A partir do estudo das artes fotográficas, dedicou-se à produção e a prática da ampliação e revelação. Seu interesse atual está relacionado à exploração de novas potencialidades narrativas que ultrapassem os registros fotográficos convencionais, a partir da poética da desconstrução de uma imagem e sua resignificação numa outra, com signos e interesses alterados.
A dedicação à pesquisa técnica, conceitual e estética levou-o ao desenvolvimento de um trabalho autoral consistente, objeto de mais de 25 exposições indivuduais e coletivas em diversos museus, galerias e centros culturais do Brasil, Inglaterra e Portugal. Algumas de suas obras integram acervos públicos da Universidade de São Paulo, do Museu de Arte Contemporânea da Bahia (Brasil), do Museu do Douro (Portugal), bem como coleções privadas, além de dois livros catálogos de mostras coletivas publicados. Há dois anos faz acompanhamento curatorial com Eder Chiodetto, curador do MAM – Museu de Arte São Paulo e do Instituto Itaú Cultural.
Como agitador cultural, foi um dos fundadores da AMITE – Associação dos Amigos do Theatro Municipal de São João da Boa Vista (SP), entidade que administra o teatro, na qual foi presidente numa das gestões e vice presidente em outras três.
Da extensa experiência como gestor empresarial traz consigo a competência em administrar, liderar, planejar, desenvolver pessoas e identificar oportunidades. Visionário, idealizador do projeto e diretor geral do GLOC vem, desde 2009, colocando tijolos sob o seu sonho de viabilizar e disseminar as artes visuais, em especial a fotografia, tendo como princípios a produção artística, a educação e a responsabilidade social. Fez a curadoria e organizou mais de 15 exposições e ministrou mais de 20 workshops no GLOC.
Foi o idealizador, diretor artístico, produtor e um dos curadores do I FESTimagem – Festival Internacional da Imagem, em Águas da Prata (SP – Brasil), realizado pelo GLOC. Sibin é facilitador do Grupo de Estudos e Criação em Fotografia no GLOC Educação, em Águas da Prata (SP – Brasil) desde 25 de julho de 2013.