A noite de sexta-feira (17) foi de parcerias para o Foto Clube Pouso Alegre. Membros da diretoria estiveram na sede do GLOC- Espaço Global de Cultura, em Águas da Prata (SP), a convite do fundador e diretor, o artista visual Gil Sibin. Além de conferir a abertura da exposição Kanela Ramkôkamêkra, de Cláudia Sarti, na Galeria do Bosque, os diretores do FCPA puderam discutir projetos para a nova fase da associação, que pretende, cada vez mais, incentivar a pesquisa e o desenvolvimento artístico dos associados.
“Pensamos na fotografia não como uma demanda de mercado, mas, sobretudo, como uma demanda de dedicação e pesquisa”, observa o presidente do FCPA, Fábio Brandão. “A visita ao GLOC, as conversas sempre produtivas que temos com Gil Sibin e a generosidade dele em nos receber e juntos plantarmos sementes de ideias que têm tudo para florescer… tudo isso é simplesmente incrível.”
Acompanhar de perto o trabalho de curadoria, importante para viabilizar exposições como as de Cláudia e do próprio Gil, e conhecer novas maneiras de organizar a apresentação de trabalhos fotográficos foram apenas alguns dos frutos colhidos durante essa viagem, que possibilitou ainda o encontro da diretoria com Luciano Bernardino da Costa, doutor na área de Projetos, Espaço e Cultura e que, entre outras funções acadêmicas, atua como professor de Fotografia no Instituto Moreira Sales, em Poços de Caldas (MG).
Plantando Sementes
A visita dos diretores do FCPA ao GLOC antecipa o 16º Passeio Fotográfico da associação, previsto para o dia 26 de abril. Os interessados em participar devem reservar a data, um domingo todo dedicado a pensar sobre fotografia.
O GLOC foi criado em 2013 e tem o objetivo de incentivar a formação artística. O espaço possui galerias de exposição, salas para cursos e palestras, biblioteca e áreas para diversos tipos de apresentações, incluindo musicais e de dança. O GLOC ainda oferece um programa de residência artística e um trabalho editorial, com mais de 10 livros publicados.
Segundo Fábio Brandão, o perfil do instituto está em sintonia com o ritmo criativo do FCPA. “O Foto Clube Pouso Alegre está amadurecendo os projetos e ações voltadas para os associados. Buscar parcerias faz parte de uma ideia que temos de plantar novos olhares sobre a criação de fotografia”, observa.